lundi 4 septembre 2017

As pequenas grandes motos ...


...de Pere Tarragó

Encore un modéliste d'exception : chaque photo amène la question : vraie  ou modèle ? Il faut dire que son échelle est le 1/5°, cela fait 40% de plus que mon 1/7°...

...hasard ou prédestination ? c'est un Catalan, de Molins de Rei, près de Barcelone !


D'ailleurs vous allez bien vous y mettre vous aussi ?

Pere Tarragó é um construtor que, à semelhança de muitos outros, fabrica de raiz todas as peças, e todas as ferramentas necessárias para criar as suas verdadeiras obras primas. Ele corta chapa, bate-a e solda-a até conseguir as formas perfeitas. Aço, alumínio, latão, cabedal e borracha são materiais que domina na perfeição. Assim como as técnicas de pintura, niquelagem e cromagem.

Este construtor cria as suas motos em casa, na pequena vila catalã de Molins de Rei, perto de Barcelona. Mas não são umas motos quaisquer. São réplicas de motos históricas, de diversas marcas e épocas, construídas com um detalhe incrível, que quase se podem considerar idênticas às originais, não fosse o pequeno pormenor de serem modelos à escala, em proporções de 1:5 e 1:6


Apesar de a sua escolha normalmente recair sobre modelos clássicos espanhóis, como Bultaco, Montesa e OSSA, também podemos encontrar nas suas criações, modelos icónicos de marcas como a Indian, a Henderson, a MV Agusta ou a Moto Guzzi.




O realismo das suas criações vai ao ponto de as suspensões as rodas, as manetes, os descansos centrais e laterais serem móveis, e em alguns casos, ao accionar os travões, pode mesmo ver-se a alavanca dos tambores a mexer-se. (veja este vídeo que demonstra bem o nível de detalhe e perfeição das construções deste artista)

Todo o processo começa com uma análise detalhada do modelo a reproduzir. Tarragó tira fotos, faz desenhos e reproduz os autocolantes. E quando reúne toda a informação que necessita, lança mãos à obra e cria todas as peças, afina os ajustes, os mecanismos móveis e, tal como todos os construtores de motos desmonta tudo para passar à fase de acabamentos, polindo, pintando e aplicando os autocolantes.




Um trabalho de artesanato mecânico de precisão, como próprio artista o define, e muita paciência já que, para cada modelo, dispende entre 250 a 400 horas.

As suas obras estão espalhadas por diversas colecções privadas. Algumas podem ser compradas, em versão final, e também em “kit”, destinado a modelistas experientes. Os preços variam consoante o modelo, e Tarragó também constrói por encomenda, sob orçamento.


on se retrouve sur facebook :


il lui arrive de créer des voitures :